Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Raquel na Cozinha

"A vida é como cozinhar: antes de escolher o que gosta, prove um pouco de tudo."

Raquel na Cozinha

"A vida é como cozinhar: antes de escolher o que gosta, prove um pouco de tudo."

06
Jan18

Fritinhos de fruta cristalizada

Raquel

Ingredientes: 2 ovos; 70 gr. de manteiga; 350 gr. de farinha; 50 gr. de açúcar; 1 colher (chá) de fermento em pó; 1 colher (café) de essência de baunilha; 1 pitada de sal; 1 dl. de leite; 150 gr. de fruta cristalizada; açúcar e canela para polvilhar; óleo para fritar.

 

Preparação: Numa taça deite a farinha, o fermento, o açúcar; a manteiga, os ovos, a baumilha e o leite. Amasse tudo muito bem até obter uma massa homogénea. Depois envolva a fruta cristalizada e deixe a massa descansar 15 minutos.

Com a ajuda de duas colheres de sopa, faça pequenas porções moldando bolas e vá fritando em óleo quente até alourarem de ambos os lados.

Retire com uma escumadeira e deixe escorrer em papel absorvente. Ainda quentes, passe os fritos pela mistura do açúcar e canela.

Receita retirada das 'Receitas do Chef Gourmet nº407'.

 

DSC09427.JPG

DSC09431.JPG

 

14
Dez17

Arroz de pato

Raquel

Ingredientes: 1 pato; 1 chouriço de carne (escolhi de vinho); 1 pedaço de bacon ou presunto (utilizei  bacon); 1 cebola e meia; 3 folhas de louro; 2 cravinhos; 5 grãos de pimenta preta; azeite q.b.; arroz agulha q.b.; queijo mozarella ralado q.b.

 

Preparação: Limpe bem o pato e tire-lhe todas as gorduras. Leve ao lume uma panela com bastante água e, quando começar a ferver, deite o pato cortado aos pedaços, juntamente com duas folhas de louro, os grãos de pimenta, o cravinho e metade de uma cebola com casca. tempere com sal. Se for feito na panela de pressão, a cozedura demora cerca de 30 minutos, caso contrário, demora cerca de 1h30 e poderá ter de se acrescentar água ao caldo, conforme este for reduzindo.

A meio da cozedura, junte metade do chouriço e o bacon.

Quando estiver cozido, retire o pato do caldo e deixe arrefecer um pouco, para que depois possa desfiá-lo descartando a pele.

Parta o chouriço e o bacon cozido em pedacinhos pequenos.

Leve a cebola picada ao lume juntamente com o azeite, o alho e a folha de louro. Quando a cebola começar a caramelizar, junte o arroz e vá mexendo para não agarrar ao fundo. De seguida, junte o caldo onde cozeu o pato, devidamente coado num passador, na proporção do dobro da quantidade de chávenas de arroz, mais uma, isto é, se forem 3 chávenas de arroz, deverão ser sete chávenas de caldo.

Deixe o arroz levantar fervura, mexa, reduza o lume e deixe cozer 10 minutos.

Num tabuleiro de ir ao forno, deite metade da quantidade do arroz, espalhe por cima o pato desfiado e os pedaços do chouriço e do bacon cozido, e cubra com o restante arroz.

Coloque agora por cima do arroz um pouco de queijo ralado (opção minha) e enfeite com a outra metade do chouriço cru, partido às rodelas.

Verta por cima duas ou três conchas de sopa do caldo e leve ao forno cerca de 20 minutos, até o arroz ficar lourinho.

 

DSC09370.JPG

DSC09371.JPG

DSC09372.JPG

DSC09375.JPG

 

09
Dez17

Torta de iogurte

Raquel

Ingredientes: 250 gr. de açúcar; 6 ovos; 30 gr. de manteiga; 1 colher de sopa de farinha; 2 iogurtes de aroma à escolha (usei de frutos silvestres).

 

Preparação: Unte um tabuleiro com a manteiga, forre com papel vegetal e volte a untar.

Ligue o forno a 180ºC para aquecer.

Num recipiente misture o açúcar, a farinha, os iogurtes, mexa tudo e vá adicionando os ovos, um a um, sempre a mexer, por fim coloque a farinha e mexa tudo até estar bem ligado.

Verta o preparado para o tabuleiro e leve ao forno até estar cozido. Não se preocupem quando virem que a massa está muito liquida, é mesmo assim. :)

Depois de cozido, retire do forno.

Polvilhe um pano com açúcar e vire o tabuleiro em cima.

Enrole a torta com a ajuda do pano, deixe arrefecer e coloque numa travessa.

 

DSC09359.JPG

DSC09361.JPG

DSC09362.JPG

 

22
Nov17

Rabanadas no forno

Raquel

Ingredientes: 1 cacete com 2 dias; 600 ml de leite; 3 ovos; 100 gr. de açúcar; 1 casca de limão; 1 pau de canela; manteiga para untar; açúcar e canela para polvilhar.

 

Preparação: Leve ao lume num tacho o leite, a casca de limão e o pau de canela, deixe ferver, mexa e desligue. Deixe arrefecer um pouco.

Bata os ovos, corte o cacete às rodelas, ligue o forno e forre um tabuleiro com papel vegetal, unte o papel com manteiga.

Passe agora as rodelas pelo leite, escorra, passe pelo ovo batido, escorra novamente e coloque em cima do papel vegetal.

Leve ao forno até que fiquem douradinhas, retire-as e passe-as por açúcar e canela.

 

Ficam uma delícia, não ficam enjoativas como as que se fritam. O pessoal cá em casa gostou muito. :)

Convém dizer que esta é uma receita do Chef Ernâni Ermida, da qual fiz umas pequenas alterações. 

DSC09321.JPG

DSC09322.JPG

 

19
Nov17

Bolo de canela com creme de pasteleiro

Raquel

Ingredientes: 350 gr. de açúcar; 250 gr. de farinha; 5 ovos + 4 gemas; 1 colher (sobremesa) de canela; 1 colher (chá) bem cheia de fermento; 80 gr. de manteiga; 1 colher (sopa- bem cheia) de maisena; 3,5 dl. de leite; 120 gr. de amêndoa laminada; farinha para polvilhar; manteiga para untar a forma e açúcar em pó para polvilhar.

 

Preparação: Mum recipiente bata 150 gr. de açúcar com a manteiga, junte os ovos, um a um, batendo muito bem. Adicione depois a farinha, a canela e o fermento, mexendo bem.Verta a mistura para uma forma, untada e polvilhada e leve ao forno aproximadamente 40 minutos. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e depois corte o bolo na horizontal, de forma a obter duas partes iguais.

 

Faça o creme. Deite o leite num tacho, junte 200 gr. de açúcar e leve ao lume até ferver. Numa tigela, junte as 4 gemas e a maisena, e mexa muito bem. Adicione depois a mistura do leite em "fio" mexendo sempre. Verta este preparado novamente para o tachon e leve ao lume, mexendo semrpe sem parar, até engrossar. retire do lume, coloque numa tigela e deixe arrefecer, mexendo regularmente.

 

Deite a amêndoa laminada num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno até ficar douradinha.

 

Barre a parte inferior do bolo com 1/3 do creme que preparou, reponha a parte de cima e barre tudo com o restante creme. Polvilhe com a amêndoa laminada e com açúcar em pó.

 

DSC09313.JPG

DSC09310.JPG

 

29
Out17

Bolo húmido de cenoura

Raquel

Ingredientes: 500 gr. de cenoura descascada; 5 ovos; 230 gr. de açúcar; 6 colheres (sopa) de farinha sem fermento; 2 paus de canela; 1 colher (chá) de raspa de limão; 2 colheres (sobremesa) de sumo de limão; 1 casca de limão e sal q.q..

 

Preparação: Descasque as cenouras e leve-as a cozer em água temperada com sal, os paus de canela e uma casca de limão. Depois de cozida, retire a água, o pau da canela e a casca do limão e reduza a puré com a ajuda da varinha mágica. Deixe arrefecer.

À parte bata os ovos com o açúcar, de seguida adicione a raspa e o sumo do limão, mexa e acrescente a farinha.

Por fim, adicione o puré da cenoura e envolvas tudo muito bem.

Leve ao forno cerca de 50 minutos numa forma, já previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Quando fizer o teste do palito é normal que este não saia totalmente seco, já que se trata de um bolo húmido.

Decore com açúcar em pó.

 

(Agradeço esta receita a uma conhecida minha, que fez o favor de a partilhar comigo.)

DSC09162.JPG

DSC09159.JPG

 

05
Out17

Rapidinha saborosa

Raquel

Ingredientes: 1 lata de leite condensado cozido; 7 dl de leite; 50 gr. de côco ralado; 30 gr. de farinha maisena; 6 gemas; cocô ralado torrado para polvilhar.

 

Preparação: Num tacho, deite o leite e o leite condensado cozido, mexa e leve ao lume, não parando de mexer até que fique bem quente.

À parte num recipiente, misture bem a farinha maisena com o côco ralado, junte depois as gemas e mexa. Adicione depois o preparado do leite em fio, mexendo sempre. Verta novamente para o tacho e leve ao lume , mexendo continuadamente até engrossar.

Retire do lume, distribua por taças ou coloque apenas numa como preferir e deixe arrefecer. Na hora de servir, polvilhe com côco ralado torrado e sirva.

 

Nota: É uma sobremesa muito boa e rápida de fazer. É uma espécie de baba de camelo, mas com côco.

 

DSC09035.JPG

DSC09039.JPG

DSC09038.JPG

DSC09043.JPG

 

17
Set17

Pudim de limão

Raquel

O ditado diz: "se a vida te dá limões, faz limonada", mas como eu costumo ser do contra, faço pudim! 

 

Ingredientes: 10 ovos; 250 gr. de açúcar; 800 ml. de leite; raspa de 2 limões, caramelo q.b.

 

Preparação: Ferva o leite. À parte envolva a raspa dos limões com o açúcar. Adicione-lhes os ovos e misture bem sem bater. Verta o leite em fio sobre o preparado anterior, sem parar de mexer.

Deixe repousar cerca de 10 minutos. Coe tudo num coador e transfira o preparado para a forma de pudim, já previamente caramelizada.

Leve a cozer em banho maria, durante 1 hora e meia. Desligue e deixe arrefecer dentro de água.

Leve ao frigorifico, desenforme e sirva.

 

Fica um pudim muito bom e macio.

DSC09008.JPG

DSC09003.JPG

DSC09004.JPG

  

23
Jul17

Gelatina arco-íris

Raquel

Ingredientes: 4 gelatinas diferentes a gosto (uma saqueta de 15 g.); 500 gr. de queijo quark;

 

Preparação: Ferva 250 ml. de água e dissolva uma gelatina, divida esta em duas. Junte mais 100 ml. de água fria a uma das metades e na outra metade adicione duas colheres de sopa bem cheias de queijo quark.

Leve ao frigorífico a gelatina sem queijo até solidificar e quando estiver sólida deite por cima a camada que foi feita com o queijo. Leve de novo ao frigorífico até solidificar e repita o processo com as restantes gelatinas.

Uma sobremesa ótima, para os dias de verão e sem calorias, mas que requer alguma paciência para a fazer.

 

DSC08364.JPG

DSC08366.JPG

DSC08368.JPG

 

18
Jul17

Salada de polvo

Raquel

Ingredientes: 1 polvo pequeno com cerca de 1 kg.; 800 gr. de batata pequena; 1 pepino; 3 cebolas pequenas; tomate cherry a gosto; delícias do mar; azeitonas; 1 ramo de salsa; oregãos, azeite e sal.

 

Preparação: Coza o polvo. Numa panela à parte ponha a cozer também as batatas com a pele cortadas ao meio, não esquecendo de colocar um pouco de sal em ambas as panelas.

Lave e descasque o pepino e as cebolas.

Depois de tudo cozido, coloque as batatas no fundo de uma travessa, por sua vez coloque também o polvo já cortado aos bocados, e vá adicionando o pepino, a cebola, os tomates, as delícias, as azeitonas e espalhe por cima a salsa picada grosseiramente. Coloque um pouco de sal para temperar a cebola e o pepino, polvilhe oregãos a gosto e regue com azeite. 

Uma salada ótima para estes dias de verão.

DSC08347.JPG

DSC08346.JPG

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

Calendário

Fevereiro 2019

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D